Homenagem a Antônio Gomes dos Santos

Na tarde desta quinta-feira dia 22 de julho, tivemos a passagem do corpo do ex-vereador da cidade de Coronel João Sá pelas instalações da Câmara Municipal.
Houve missa e homenagem a ele, que foi um dos primeiros vereadores da nossa cidade, e fez parte quando o sonho de emancipação tornou-se realidade.

Abaixo você poderá ler a trajetória de Antônio Gomes.

“No dia 09 de setembro de 1926 nascia Antônio Gomes dos Santos, que mais tarde viria a ser vereador da Cidade de Coronel João Sá. Ele nasceu na Fazenda Casinha, na época próxima de onde hoje é localizado o povoado Queimada do Milho.
Sua infância foi bem simples e dignificada com muito trabalho, sua principal atividade era a agricultura, tarefa essa que era uma das mais realizadas da época. Inclusive, nos dias atuais uma expressiva parte da população Joãosaense faz dessa área, a sua principal fonte de renda. Isso mostra que nosso povo está seguindo nossas raízes.
Quando Coronel João Sá foi emancipada, Antônio Gomes recebeu o incentivo de Lié, para que entrasse para vida política. Essa com certeza pode parecer uma escolha difícil, visto que, naquele período, não havia salário para vereadores(as), mas para Antônio, isso não era um empecilho, já que, seu foco era ajudar às pessoas de todas as formas que lhe fossem possíveis.
As eleições vieram e Antônio Gomes foi eleito, ele continuou morando no mesmo povoado, e sempre vinha para Coronel João Sá nos dias das sessões para fazer jus ao seu cargo. Sempre foi bastante prestativo e ouvia muito o povo, ele sempre foi defensor dos moradores do campo e buscava fomentar o comércio rural, como venda de grãos, de gado, ovelhas e etc….
Dentre as várias contribuições para nossa cidade, está uma que até hoje é muito reconhecida, trata-se da Ponte do Sanharol, que dá passagem pelo Rio Do Peixe para o Bairro do Sanharol. Como já mencionado, os vereadores(as) não eram remunerados por seus serviços, e isso tornava essencial a existência de outras atividades para sanar as necessidades de suas famílias. Por esse motivo, Antônio Gomes sempre continuou produzindo grãos para a comercialização.
Antônio Gomes dos Santos foi um dos vereadores que estiveram presentes na primeira legislação do nosso município. Exerceu por 3 mandatos consecutivos, dos anos de 1963 a 1972, ele verdadeiramente amava o que fazia, como prova disso, temos a de que vereadores naquela época trabalhavam sem remuneração e mesmo assim, Antônio Gomes nunca perdeu uma sessão, ele sempre vinha a cavalo de sua residência que ficava localizada na Fazenda Casinha.
Obrigado senhor Antônio Gomes dos Santos, sua história será para sempre lembrada e terá a gratidão eterna de todos os Joãosaenses, pelas belíssimas ações desenvolvidas em nossa cidade e pelo ser humano que sempre foi. Todos os Vereadores e Vereadoras desta casa desejam a toda a família e amigos desse nobre cidadão, forças nesse momento de despedida e que as boas lembranças possam ser maiores do que a dor da partida.”

Antônio Gomes tinha 94 anos e deixa uma belíssima história.

Administrator

Leave a comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.