Nesta sexta-feira dia 23 de julho tivemos a realização da quarta sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Sá. A sessão foi para haver a votação do projeto de N°12 de 2021.
Primeiramente, houve a oração.
Posteriormente, a discursão e votação do projeto em questão, que fala da confissão de dívida com a EMBASA.
Adilson Júnior usou a fala, perguntou qual era o tamanho da dívida, e disse que seria interessante se fosse possível diminuir o prazo, que era de 10 anos.

Marly do Sindicato disse que isso é para as parcelas serem mais leves, ou seja, com um valor menor.
Rômulo disse que houve incoerência, já que a dívida é antiga e o prazo é muito grande.
Juninho comentou que já recebeu cobranças da população que houve muitas faltas de água, e com isso, seria interessante que o prefeito negociasse com a EMBASA essa questão,
Márcia falou que realmente seria interessante negociar, já que existem faltas de água constantes.
Katson disse que em 2017 houve uma lei aprovada para haver o parcelamento de uma dívida da gestão passada, o débito era de mais de 1 milhão de reais. Ele falou que Juninho comentou algo muito importante, que é a rede de esgoto. Katson disse que não consegue entender como liberam a pavimentação e o saneamento básico não.

Rômulo falou que apenas agora estão querendo a certidão negativa dessa dívida, e ressalta o porquê de não ter sido realizado isso antes?
Marly respondeu Katson, dizendo que a fala dele foi muito pertinente. Em resposta a Rômulo, ela disse que para pagar dívidas antigas foi necessário parar de pagar as atuais, ou seja, esse parcelamento atual é muito importante para fechar novos convênios e trazer novas melhorias para nossa cidade. Por fim, a presidenta disse que essas certidões negativas são de muita relevância.

Márcia perguntou, em 2017 para quantas parcelas foi.
Katson respondeu que estava em conversa com o secretário, e ele disse que esses parcelamentos já chegam descontados.
Em seguida, houve a leitura da ata da 16ª sessão ordinária de 2021, e do parecer das comissões a respeito do projeto N°12 de 2021, a ata foi aprovada e assinada.
Rômulo perguntou quais seriam as modificações possíveis que o projeto comenta, Marly respondeu dizendo que se por acaso a verba de determinada secretaria não cobrir a parcela, o executivo poderá usar de outra, desde que, essa outra secretaria esteja com saldo sobrando.

Márcia disse que isso é uma renegociação de uma negociação e Marly disse que é uma confissão de dívida.
Katson usou a fala novamente, dizendo que esse parcelamento é de junho de 2020 a julho de 2021, as outras parcelas e dividas não estão em pauta no momento.
Posteriormente, aconteceu a votação e foi aprovado por 6 votos a 3.
Depois, Marly convidou todos os vereadores para as comemorações do dia 28 de julho, que é o aniversário de Coronel João Sá e inaugurações de várias obras.
Nas considerações finais, Katson comentou sobre a importância da Policlínica de Ribeira do Pombal, e da van que nosso município tem, levando pessoas diariamente para essa cidade.
Juninho disse que a saúde é realmente muito importante para todos.
Marly finalizou dizendo que a policlínica é uma obra grandiosa, e de muita relevância. E falou também sobre o cortejo do ex-vereador Antônio Gomes dos Santos que aconteceu na última quinta-feira dia 22 de julho.
