Sessão Ordinária do Dia 09 de Março

Na manhã desta terça-feira dia 09 de março, foram realizadas palestras na Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Sá, apresentações essas, referentes ao Dia da Mulher, que foi comemorado no último dia 08 de março.

Antes das apresentações acontecerem, a presidenta Marly do Sindicato, como já é de costume, fez suas orações juntamente com todos ali presentes.

Depois da oração, foi lida a ata da segunda sessão extraordinária, que aconteceu na última sexta-feira dia 05 de março. Todos os vereadores(as) concordaram com a ata e assinaram.

Após isso, a presidenta mencionou a entrega da impressão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, para que todos os vereadores(as) consigam ficar ainda mais alinhados com as regras e leis.

Claudionora – Educação

Logo após, as palestras tiveram início, e a primeira palestrante, foi Josefa Claudionora, que é a atual secretária de educação.

Primeiramente, ela deu os parabéns para presidenta Marly, pela iniciativa, posteriormente, para Márcia por ocupar o seu lugar na cadeira de vereadora.

Em sua fala, ela começou com uma reflexão, sobre o sexo feminino:

O que é ser mulher? É viver com suas lutas diárias.

Isso faz referencia ao atual cenário de desigualdade que infelizmente ainda é presente, onde cada dia é uma nova batalha a ser vencida.

Ela contou toda a história de educação das mulheres, disse ainda que antes as mulheres não podiam estudar e que isso era um total absurdo.

Mas além disso, ela relembrou quem foram as grandes mulheres que passaram pela educação de Coronel João Sá e terão para sempre seus nomes em lugares privilegiados, pois conseguiram dar novos rumos à educação deste município.

E ressaltou ainda, que em nossa região, a grande maioria dos profissionais de educação, são mulheres.

Gilvaneide – Religião

A palestrante posterior, foi Gilvaneide, que trouxe ensinamentos relações valiosas sobre religião e a mulher.

Primeiramente, ela falou sobre sua mãe, que criou 7 filhos praticamente sozinha, e que sua mãe é sua grande inspiração. É dela que toda a sua força vem.

Falou sobre conceitos bíblicos que por muitos eram mal entendidos. Por exemplo, onde temos a passagem que fala sobre a mulher ser submissa ao homem.

Gilvaneide explicou que o homem é submisso a Deus, e que a mulher deverá ser submissa ao homem, caso esse homem cumpra seu papel, dando apoio, amor, companheirismo e tudo mais de positivo para a mulher.

Não que, ele mande ou tenha autoridade, mas que, se o mesmo seguir o que lhe é mandado por Deus, a mulher poderá seguir seus pedidos, já que, essa pessoa do sexo masculino estará agindo em conformidade com os pedidos de Deus.

Jussiane Santos – Direito

Para trazer um respaldo dos direitos que as mulheres lutaram para conseguir, Jussiane Santos fez uma apresentação excepcional.

Ela falou que em várias atividades, as mulheres conseguem se sair melhor, e com mais qualidade. Se mostrou muito honrada em ter a mãe que tem.

Falou de crimes hediondos, e do feminicídio, que infelizmente ainda é uma realidade assombrosa à população feminina.

Ela nos lembrou que, as mulheres não podiam votar e expressar assim, as suas vontades, depois, apenas mulheres casadas e com a autorização do marido ou então viúvas que tivessem sua própria renda financeira poderiam ir às urnas eleitorais. O que é algo sem cabimento.

Jussiane lembrou de um triste acidente de trabalho que aconteceu no passado, onde a fábrica Triangle Shirtwaist em Nova York pegou fogo e 129 mulheres morreram no dia 25 de março de 1911.

Além de tudo isso mencionado, ela falou sobre as lutas diárias no mundo trabalhista, onde em diversas situações ainda é presente a disparidade de salários, ou seja, homens ganhando mais que mulheres.

Jéssica Martins – Saúde

Jéssica, por ser enfermeira e amar a sua profissão, mencionou que as mulheres biologicamente falando, são mais cuidadosas que os homens, e isso é algo de extrema importância na saúde, já que, ter saúde não é apenas tomar remédios, mas sim, todo o procedimento que assegura o bem-estar do paciente.

Ela falou também, que não há necessidade em se ter competição entre homens e mulheres. Ambos precisam ser respeitados em qualquer cenário, assim como, todos podem realizar as mesmas coisas sem que haja descriminação ou diminuição do potencial feminino.

Por fim, ela disse que: “se existe a data 8 de março, é porque ela é uma data advinda de muita luta”

Auzicleide – Empreendedorismo

Auzicleide Dantas, que é sócia-fundadora da Clínica Aleclin, sediada em Coronel João Sá, trouxe um pouco da sua história em ser mulher e empreendedora em cidade pequena.

Para iniciar, ela começou com um verso de Guibson Medeiros:

Toda Mulher Nordestina

tem sangue de Lampião

tem doçura de menina

tem Jesus no coração

de tamanho é pequenina

de atitude é um vulcão.

Auzicleide falou da sua luta contra um problema degenerativo que afeta a sua visão, onde hoje, ela se encontra com 95% da sua visão afetada, fazendo uso assim, de 5%.

Mesmo com esse problema, nada foi capaz de impedir a sua dedicação, juntamente com Lúcia, sua sócia, para a construção da primeira Clínica de Coronel João Sá.

Por se tratar de um empreendimento que exige um certo porte, foram feitas parcerias com clínicas de cidades sergipanas, para que dessa maneira, fosse possível a concretização desse projeto.

Hoje, a Clínica Aleclin já te 4 anos de funcionamento e isso é prova de que não é porque se é mulher ou tem algum problema, ou quaisquer que sejam os empecilhos, que se deva desistir dos seus sonhos.

Todos e todas são capazes.

Depois que todas as convidadas deram as suas respectivas palestras, os vereadores e vereadoras tiveram espaço para expor as suas palavras.

Márcia parabenizou as palestrantes, e a presidenta pela ideia. Ela também fez uma reflexão muito grandiosa, onde disse: mulher é uma palavra muito pequena, mas com um significado muito grande. Além disso, agradeceu a vereadora Morgana, da cidade de Sítio do Quinto pelo convite para participação de um vídeo coletivo mostrando a importância da mulher na política.

Juninho de Evani parabenizou a iniciativa de Marly e às palestrantes, além desejar muita sabedoria, luta e que sejam sempre respeitadas.

Manoel de Avelina deu os parabéns, disse que as mulheres deram uma aula e falou da importância dessas iniciativas. Disse também que sua mãe teve 14 filhos e se criaram 7, mas sempre cuidou de todos.

O vereador Dé ficou muito feliz pela palestra e se emocionou com o discurso de Auzicleide, que mesmo com os problemas visuais, ela não desistiu e realizou seu sonho de ser empreendedora.

Rômulo disse que ficou muito feliz com a palestra, e que se considera de certa forma, feminista. Mencionou o machismo e o quão ruim isso é. E por fim, agradeceu a sua mãe e a avó.

Katson parabenizou todas as palestrantes e parabenizou também, sua mãe. Afirmou que ela sempre trabalhou, e é grato por isso, pois hoje, sua esposa também trabalha e sabe a importância do companheirismo.

Cachorrão parabenizou a ideia, disse que as palestras foram importantes para toda comunidade e falou ainda que é importante fortalecer o comércio local, ao fazer uma menção à Clínica Aleclin.

Raul usou a palavra, e expressou que foi uma ótima palestra e por isso fez questão de comentar os temas das palestrantes. Parabenizou Marly e a professora Hilda e por fim, às mulheres que trabalham na Guarda Municipal.

Iran falou que sua mãe sempre dava o concelho para que ele trabalhasse, e hoje é muito grato pelos ensinamentos proferidos por ela.

Marly tocou em todos os assuntos que as palestrantes falaram e agradeceu muito pela presença de cada uma. Ela também agradeceu a Morgana pelo convite para participação do vídeo.

Relembrou que com 15 anos começou a fazer política social e desde então está na luta continua.

A presidenta também fez uma reflexão: metade do mundo é mulher, e a outra metade são filhos delas.

E por fim, falou que têm vários projetos direcionados para mulheres e que, alguns já estão em tramitação.

Administrator

Leave a comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.