Nessa última sexta-feira dia 06 de agosto, tivemos uma excelente palestra na Câmara Municipal de Vereadores(as) de Coronel João Sá, intitulada de: O Pai no Âmbito Familiar.
Para iniciar esse evento, começamos pelo Padre Tiago, onde citou o quão importante é a presença do pai no âmbito familiar, destacou também, algumas passagens bíblicas, onde o pai tem o papel muito bem exposto, tal como foi: O filho prodígio, onde depois de desobedecer a seu pai e sair para o mundo, na sua volta para casa, mesmo depois de tantos erros, o pai fica feliz pelo seu retorno. Família e religião caminham juntas.

Posteriormente, Dr. Adelmo fez o uso da fala e pôde trazer muito do seu conhecimento para esta casa. Ele falou sobre os direitos e deveres dos pais na legislação brasileira.

Citou que, infelizmente, nos dias atuais ainda temos crianças e jovens abandonadas, além de mencionar que é possível apenas o pai ter a guarda de um filho e ganhar esse direito na justiça. Outro ponto muito importante que ele falou, foi o de que, o pai bom é o que conversa e educa seus filhos.
Outra visão citada, foi a das redes sociais, que cada vez mais, estão presentes na rotina dos jovens, e ali, é possível ser mal influenciado por pessoas ruins, fazendo assim, que mais jovens se percam na vida. Mostrou um exemplo de erro muito comum, que são os pais que presenteiam seus filhos com veículos automotores, e por lei, isso não é permitido.
Finalizando sua fala, Dr. Adelmo falou que para um pai, visitar o filho, não é apenas direito, como também, obrigação.
Dando continuidade, Leonan, que é enfermeiro em nosso município, nos abrilhantou ainda mais com suas colocações. Inicialmente, o mesmo disse que existe uma portaria no nosso país, voltada exclusivamente para saúde do homem. Além disso, alguns estudos comprovam que o homem é mais inconsequente quando o assunto é saúde, por serem taxados como o sexo forte.

Ele ressaltou também, a fala de Dr. Adelmo, sobre as motos, e falou do grande número de vítimas de acidentes com motocicletas em nosso município. Leonan tocou em um ponto muito pertinente, que é o SUS, nosso sistema de saúde, que não faz apenas o tratamento de doenças, como também, a prevenção, além de descrever, que os homens geralmente não previnem.
Um assunto muito importante na saúde masculina, é o combate e tratamento do câncer de próstata, mas além desse, nosso palestrante, mencionou o de mama, que não afeta apenas as mulheres. Ainda sobre acidentes com motos, ele contou que em caso de ferimentos na cabeça, o neurologista mais próximo, fica a cerca de 600 quilômetros, então é necessário que sempre se tenha cuidado, aconselhou que é preciso usar capacete e se beber, não dirigir.
A presidenta Marly, ressaltou a fala de Leonan, e disse que é muito importante que se faça prevenção das doenças.
Em seguida, Ádonis, que é psicólogo na nossa cidade, teve seu espaço para se expor sobre a saúde mental. Ele disse que o livro que fala mais sobre a sociedade, é a bíblia, disse que quando uma criança ouve “vou contar para o seu pai”, ele automaticamente tem respeito, e esse respeito é necessário.

Citou as más influências que sempre circulam pelas ruas, e que isso pode ser reflexo para nossos filhos, então é sempre bom ter cuidado com as companhias.
Outro ponto muito importante, foi o de que os homens nem sempre expressam seus sentimentos. Destacou que é pertinente que os pais imponham autoridade sob seus filhos, para que os mesmos, o tenham como exemplo, e por fim, citou que é muito bom que os pais também parabenizem seus filhos quando os mesmos realizarem boas práticas.
Marly completou, dizendo que está muito grata por essa troca de conhecimento.

Para finalizar esse evento brilhante, Jilvanete Andrade que é estudante de serviços sociais, e mãe e pai ao mesmo tempo, visto que, cria seu filho de 15 anos sozinha e é muito feliz com o mesmo.

A mesma, falou que nossos jovens são o futuro da nação e por isso, é importante fortalecer as raízes. Jilvanete deixou sua mensagem, dizendo para os pais refletirem de como estão cooperando na vida dos seus filhos, e buscar formas de melhorarem. Ela disse que ser pai é ser companheiro.
Logo após a palestra de todos e as colocações da presidenta da Câmara Municipal de Vereadores(as) de Coronel João Sá, Marly do Sindicato, duas representantes da Câmara Municipal, leram mensagens para os pais.
Primeiramente, Micélia e posteriormente, Beatriz.