Tivemos na manhã desta terça-feira dia 11 de maio a 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores(as) de Coronel João Sá.
Houve a leitura da ata da 10ª sessão ordinária, onde todos concordaram e assinaram.
Tivemos a leitura do pesar do falecimento do Doutor Carlos Alberto, homenagem essa, escrita pelo Vereador Katson Abreu.
Leia a mensagem na íntegra:
Em seguida foi lido o ofício de número 08 da secretaria de educação de Coronel João Sá, que foi uma solicitação dos vereadores: Adilson Júnior, Rômulo Costa e Márcia, para que as merendas escolares fossem entregues a domicílio.
Na sequência, houve a leitura dos pareceres das comissões dos projetos 06 e 07 de 2021, onde ambos foram aprovados.
Katson comentou sobre sua mensagem para o Dr. Carlos, dizendo que foi necessário, já que o mesmo prestou serviço para nosso município por vários e vários anos, onde aqui, desempenhou um excelente trabalho.

Rômulo comentou sobre a homenagem de Katson e disse que foi muito importante, e pediu um minuto de silêncio em respeito ao saudoso Tupã.
Raul também fez uso da palavra, e disse que Dr. Carlos trabalhou muito para nossa cidade, além de falar também de Tupã.
O vereador Gilvan também prestou seus sentimentos a Dr. Carlos e Tupã
Márcia falou que essas mortes em comum são devido à COVID-19, e pediu para que Deus conforte todas as famílias e que todos tomem os cuidados possíveis.

Adilson Júnior falou que nas últimas semanas perdemos grandes nomes do nosso município, e parabenizou a presidenta por suspender a sessão da semana passada em respeito a Tupã
Léo de Lié disse que Dr. Carlos deixou muita história na nossa cidade, disse que toda sua família já foi atendida por ele, e que além de termos perdido um ótimo profissional, ele perdeu um amigo.
Manoel de Avelina disse que com o tempo, as pessoas acabam se descuidando da prevenção ao COVID-19, e que Tupã fará grande falta, já que sempre estava em frente à Câmara Municipal.
José de Jesus também usou à fala, e mencionou que Dr. Carlos também já o atendeu, e com certeza, salvou muitas vidas. E pediu para que todos tomem muito cuidado
Rômulo disse que é necessário tomar medidas, já que nessas últimas semanas várias pessoas estão pegando o vírus em Coronel João Sá.
Marly disse que todas as falas foram pertinentes, e pediu um minuto de silêncio, para Tupã e todos que perderam a vida por decorrência dessa pandemia. Posteriormente, houve uma salva de palmas.

Deu-se continuidade com a votação do projeto 06 de 2021, o projeto foi aprovado por 6 votos favoráveis e 4 contras.
Tivemos também, a discursão do projeto 07 de 2021, Márcia perguntou como vai ser a operacionalização e quais os benefícios para o produtor.
Rômulo ficou com dúvida na adequação, de quem vai ser inspecionado.

Márcia fez mais uma pergunta, perguntou como vai ser o cadastramento dessas pessoas.
Marly respondeu Márcia, dizendo que são profissionais que farão as fiscalizações, ela disse que como no projeto não é mencionado tarifas, então, possivelmente não haverão taxas.
Márcia disse que seria interessante primeiro dar acessória aos produtores para eles se adaptarem, para que os mesmos não sejam pegues de surpresa, Marly respondeu que não tem a informação se existem profissionais para fazer o preparamento, mas como Márcia é da área, poderia prestar um trabalho voluntário para os pequenos produtores.
Nas considerações finais, Raul comentou sobre a COVID-19, e mencionou que está sendo feita a desinfecção de lugares públicos, e falou sobre uma grande conquista do povoado Gasparino, que foi a instalação da torre da TIM.
Rômulo perguntou do problema da enchente, disse que não concorda com o oficio da secretaria de educação, mas respeita.
Gilvan falou que enquanto a população não tiver consciência, o combate a COVID-19 estará comprometido, e disse que realmente precisamos tomar medidas.
Marly disse para Rômulo que o problema da enchente é muito complexo, e que medidas contra o COVID-19 realmente precisam ser tomadas