Tivemos a honra de realizar na manhã desta terça-feira, dia 19 de março, a nossa 5ª sessão ordinária. Nossa reunião começou com a oração. Logo em seguida, foi lida a ata da sessão passada, onde todos aprovaram e assinaram a mesma.

Posteriormente, ocorreu a apresentação do Projeto de Lei N°01 de 2024, de autoria da vereadora Marly, que “Reconhece, em âmbito municipal, os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”.
A vereadora Marly comentou sobre seu projeto e, em seguida, fez a leitura do mesmo.

O presidente mencionou que sua esposa possui essa síndrome.
O vereador Rômulo se pronunciou, destacando que ainda não há explicação de como essa síndrome se desenvolve, e afirmou que é necessário tratá-la, embora não haja cura.

O vereador José dos Santos Filho parabenizou o projeto.

Márcia também parabenizou o projeto e mencionou que tem uma tia com essa síndrome.

Rômulo voltou a se pronunciar, argumentando que as pessoas que sofrem com essa condição manifestam dor e que é importante que sejam respeitadas e compreendidas, não sendo necessária a emissão de carteirinhas.
Raul parabenizou a vereadora Marly e as pessoas que apoiaram o projeto, afirmando seu total apoio.

Katson falou sobre o atendimento de sua indicação para o melhoramento do Povoado Timóteos e afirmou que as outras indicações serão resolvidas em breve. Ele também parabenizou Marly e mencionou o plano de cargos e carreiras da classe dos serviços gerais, que será discutido. Além disso, mencionou o evento de São José, no Povoado Ilha de São José.
Adilson Júnior destacou a presença do ex-vereador Ricardo e, em seguida, parabenizou a vereadora Marly. Posteriormente, falou sobre o recebimento das precatórias e sugeriu uma emenda para revisão dos juros de mora.

Rômulo comentou sobre a fala de Júnior, lembrando os motivos pelos quais votou contra, incluindo os juros de mora, a formação da comissão e a exigência de que a pessoa não poderia ter processos contra o município.
Marly se pronunciou sobre o plano de cargos e carreiras dos serviços gerais, informando que o jurídico está analisando o impacto financeiro e que em breve o projeto estará na casa.

Katson agradeceu a presença do ex-vereador Ricardo, destacando sua contribuição para o município.
Adilson Júnior afirmou que agora é aguardar o prefeito enviar o projeto para a casa.
Rômulo levantou a questão sobre a quantidade excessiva de contratados e seu impacto econômico.
O presidente reafirmou que todos estão aguardando o projeto para votar da melhor forma, agradeceu a presença de todos e desejou um bom dia.
