26ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2022

Hoje houve a realização da 26ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Sá. Começamos nosso dia, fazendo a nossa oração e em seguida, foi lida a ata da sessão passada, todos aprovaram e assinaram a mesma.

Na sequência, aconteceu a apresentação do projeto de lei N°11 de 2022, que vai instituir a política pública municipal para garantir proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do Espectro Autista (TEA) e estabelecer outras providências. Inclusive, várias pessoas com filhos nessa situação compareceram na sessão.

Marly do Sindicato citou a importância desse projeto, onde mencionou que, com o mesmo aprovado, será possível buscar mais ajudas com o governo do estado e com o governo federal.

Márcia parabenizou o projeto, e falou que é de muita relevância. Ela mencionou que só mudaria o art.2, onde trata como “deficiência”, ela pediu para substituir por “condição especial”.

O vereador Katson, também usou a fala, disse que ultimamente, o número de novas crianças com autismo tem aumentado, e é necessário medidas como a do projeto em questão. Disse que é necessário somar forças. Comentou que hoje, os pais precisam se deslocar e gastar muito dinheiro, com a vinda desse projeto, médicos serão destinados para realizar sessões com as crianças. Comentou que é importante transportes específicos para pacientes de câncer.

Adilson Júnior parabenizou Emerson e Carla, pela iniciativa que acontecerá na igreja, falou também que esse projeto já foi comentado aqui na câmara, além de ressaltar que entende que várias famílias não possuem condições para cuidar de forma correta das crianças. Solicitou que seja construído um centro para tratamento dos autistas.

Manoel de Carvalho mencionou 2 crianças que foram diagnosticados com autismo, falou também esse tipo de projeto é sempre bem-vindo porque é a favor do povo, finalizou dizendo que é muito importante.

O vereador Dé parabenizou os pais e mães, dizendo que esse projeto é de total importância.

Raul também se pronunciou, onde parabenizou a igreja adventista, onde disse que eles realizam um projeto social e convidou todos para o evento do próximo sábado. O vereador também comentou acerca do projeto N°11, dizendo que é de muita relevância, disse ainda que o que depender dele, o projeto será aprovado.

Regina, que é representante do grupo “Juntos Somos Mais Fortes”, falou que descobriu que seu filho é autista quando ele tinha pouco mais de 2 anos, e decidiu ajudar mais pais, por isso criou o grupo. Pediu que haja mais inclusão. Falou sobre um centro focado no tratamento do autismo, ressaltando a fala do vereador Júnior, e disse que isso é muito importante.

A presidenta parabenizou a fala das mães, e disse que é importante que mais mães entrem para o grupo, para buscar apoio e ajuda. Falou que a sociedade precisa de mais fraternidade. Ela afirmou que agora, nosso município terá leis voltadas para pessoas com autismo. Parabenizou também Carla e Emerson, pelos projetos que estão desenvolvendo no município, juntamente com a igreja adventista.

Marly disse que recebeu um ofício do concelho tutelar, onde disse que agora, o presidente do concelho tutelar é Danilo Vieira. Desejou uma abençoada tarde para todos.

Administrator

Leave a comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.