Nesta terça-feira dia 30 de agosto aconteceu a 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Sá.
Na ocasião, tivemos inicialmente a oração, e na sequência, a leitura e aprovação da ata da sessão anterior.

Dando continuidade, aconteceu a leitura dos pareceres das comissões permanentes dos projetos N°05, 06, 07 e 08 de 2022.
Todos os projetos foram aprovados pelas comissões.
Posteriormente, houve a 2ª discussão do projeto de lei N°05 de 2022, Rômulo usou a fala, e disse que tinha visto a importância desse projeto. Perguntou se os eventos vão ter os custos detalhados.

A presidenta disse que certamente sim, ou seja, ela acredita que os valores serão destrinchados e explicados.
Ele questionou, perguntando se esse projeto tem relação com outro, que foi aprovado no ano passado, a presidenta disse que realmente pode ser um complemento.
Márcia perguntou se esse projeto irá patrocinar os uniformes de times. A presidenta disse que provavelmente sim, disse ainda que, pode buscar mais informações com o secretário de esporte.

Em seguida, houve a 2ª discussão do projeto de N°06 de 2022, porém ninguém quis usar a fala.
Posteriormente, aconteceu a 1ª discussão do projeto de lei N°09 de 2022, Rômulo disse que a questão da cultura está defasada em nossa cidade, e que no projeto, contém o calendário dos eventos que irão acontecer, afirmou ainda que torce para que tudo descrito saia do papel.
Marly disse que, realmente é necessário que a cultura seja mais fomentada, além de se mostrar totalmente a favor desse assunto, ou seja, da cultura.

Depois, Marly deu o assento para o vice-presidente José dos Santos Filho, para que acontecesse a 2ª discussão dos projetos N°07 e 08, ambos de sua autoria.
Marly usou a fala, onde disse mais uma vez da importância dos seus projetos e ressaltou novamente, que ambos os 2 senhores que irão ter seus nomes nas escolas, foram pessoas de muita relevância na nossa cidade.
A presidenta retornou ao seu assento.
Depois aconteceu a 3ª discussão dos projetos N°05 e 06.
Posteriormente, aconteceu a votação de ambos os projetos, que foram aprovados por unanimidade.
O vice-presidente, mais uma vez foi para o lugar da presidenta, para que as votações dos projetos N°07 e 08 fossem votados.
Rômulo disse que, ambos os projetos da presidenta são de muita importância já que essas pessoas trouxeram muita ajuda para seus respectivos povoados.

Depois, houve a 3ª discussão dos projetos de lei N°07 e 08, ninguém quis usar a fala.
Na sequência, aconteceram as votações de ambos os projetos e os 2 foram aprovados por unanimidade.
Posteriormente, houve a leitura da indicação de N°01 de 2022, de autoria do vereador Rômulo, onde o mesmo solicita que medidas sejam tomadas para combater os animais nas ruas da nossa cidade.
Houve a leitura da indicação de N°02 de 2022, também de Rômulo, que trata do pedido de que mensalmente sejam divulgados os remédios que o município possui.
Marly disse ainda que, a respeito do requerimento do vereador Rômulo, sobre o calçamento da rua Rua Ignácio Gomes de Sá, a presidenta disse que o secretário de obras comunicou que aquela rua já está na fila, e logo mais será calçada.
Logo em seguida, Márcia usou a fala, onde disse que as indicações de Rômulo são muito pertinentes, já que as ruas estão lotadas de animais.
O vereador Gilvan também concordou com a indicação de Rômulo, onde disse que os cachorros correm atrás de motos e podem morder as pessoas.

Léu de Lié disse que também está de acordo, mencionou ainda que, existem vários cachorros doentes e isso é muito ruim.

O vereador Dé disse que procuraram ele para que essa indicação fosse feita, mas como Rômulo já tinha iniciado, já deu continuidade. Além de se mostrar de acordo.

Márcia disse que a obra de uma construção de um abrigo de cachorros não acontece rapidamente, mas seria interessante se encontrassem uma providência imediata para resolução desse problema.
Rômulo disse ainda que, sabe que esse projeto não vai acontecer rápido, mas realmente, existem alternativas para ir amenizando os animais.
Marly comentou que, ambas as indicações são da área da saúde, ressaltou ainda, que uma indicação não é ainda um projeto, o mesmo precisa passar pelo poder executivo.
Rômulo comentou sobre a indicação de N°02, onde disse que mostrar para população os remédios que o munício tem, é muito pertinente.
Katson usou a fala, disse que irá ser construída uma farmácia popular em nossa cidade e isso vai agregar muito, assim como também, o ponto do SAMU em nosso município.

Na seguida, houveram as considerações finais, onde Katson mencionou os acidentes que aconteceram na nossa cidade nos últimos 30 dias, com envolvimento de festas particulares. Além claro, do álcool com direção.
O vereador Katson parabenizou o evento que aconteceu domingo, o 1° Ciclo Turismo, onde disse que o acontecimento foi muito organizado.
Adilson Júnior disse que as indicações de Rômulo são muito importantes. Indicou ainda, que a prefeitura juntamente com a secretaria de obras, coloque algumas lombadas na avenida e faixas de pedestres na frente da faculdade.

Mencionou também que é importante que vejam o funcionamento das câmeras de segurança, além de divulgações da secretaria de comunicação, para que haja conscientização. Perguntou também, sobre a BR que liga Coronel João Sá a Sítio do Quinto. Se solidarizou com a família do rapaz que perdeu a vida em um acidente de trânsito nesse último final de semana.
Rômulo falou que concorda com as colocações de Adilson Júnior, disse ainda para que a secretaria de assistência social juntamente com o concelho tutelar dê palestras nas escolas e mais ações, para que levem conscientização para população. Finalizou dando seus sentimentos para toda a família do rapaz.
Márcia disse que circulou uma mensagem, “quando uma mãe perde um filho, todas as mães sentem”, além de mencionar que é importante que realmente se tenham palestras conscientizadoras.
Manoel de Avelina parabenizou os projetos de Marly, e concordou com a indicação de Rômulo, sobre a diminuição de animais de rua. Sobre as câmeras, o vereador disse que as câmeras estão sendo concertadas.

Raul deu seus sentimentos à família do jovem. Depois, parabenizou o evento do último domingo, onde disse que o mesmo divulgou muito nossa cidade.

Léu de Lié falou que não acha correto liberarem muitos alvarás por final de semana, porque as pessoas ficam se deslocando entre ambas as festas.
Gilvan registrou seus sentimentos à família do jovem, disse ainda que é importante que se tirem aquela curva da entrada da cidade.
Rômulo disse que é importante que haja a obrigatoriedade do uso do capacete.
Léu de Lié falou que se isso acontecer, será necessário o licenciamento de motos, disse que acha necessário que cada um faça sua parte.
Dé também registrou seus sentimentos para família do rapaz que perdeu a vida.
A presidenta Marly disse que a primeira coisa a se registrar, é gratidão a Deus pelo dia e pela aprovação dos projetos. Mostrou ainda seus sentimentos para família de Hugo. Disse ainda que irá acontecer uma ação sobre a educação no trânsito ainda este ano. Deu ainda seus sinceros obrigados e finalizou a sessão.
