Hoje aconteceu o 1° Papo Jovem da Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Sá. O Papo Jovem tem como meta ouvir e saber quais são os anseios e objetivos dos nossos jovens além de entender a visão dos mesmos acerca dos assuntos selecionados.

Essa ação contou com a presença de 6 convidados, sendo 3 do Colégio Estadual Santo Antônio-CESA e 3 da Faculdade do Nordeste da Bahia-FANEB. Foram abordados 5 temas, onde cada um contou com 2 perguntas para poder direcionar o bate papo.

Os temas foram:
- Família
- Educação financeira
- Mercado de Trabalho
- Políticas sociais
- Saúde pública
E as perguntas:
Sabemos que acabamos recebendo algum tipo de influência das pessoas mais próximas a nós. Esses traços podem ser muito positivos, mas também podem ser negativos. Para você, qual a importância da família na formação do jovem?
É popularmente comum, ouvirmos falar que os filhos seguem os passos dos pais. Para você, existem diferenças nos valores passados pelos pais de hoje em dia para os pais de 50 anos atrás?
É notório que a educação financeira não é algo necessário apenas quando se tem um trabalho, isso é algo que deve ser feito sempre, mesmo que começando por R$1. Qual a importância em se ter as contas sempre controladas para que haja uma vida mais tranquila?
Problemas financeiros estão entre os 10 maiores motivos de separação segundo especialistas. Sabendo disso, por que é importante que casais conversem sobre dinheiro?
O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e isso acaba deixando o mesmo cada vez mais seletivo por parte das contratantes. Quais as possíveis soluções que podem ser aderidas para tentar contornar essa situação?
Algo muito comum quando ingressamos no mercado de trabalho é nos depararmos com a alternativa que precisamos ter experiencias profissionais para concorrermos a vagas, gerando assim, um paradoxo, onde é preciso ter experiencia, mas não se pode adquirir sem uma oportunidade. O que pode ser feito para resolver essa questão?
Alguns programas sociais, como é o exemplo do antigo Bolsa Família, atual Renda Brasil, tem a função de servir às pessoas por um determinado tempo, para que consigam se manter por um determinado período, mas que não deve ser tido como uma renda permanente. Qual deveria ser a postura de um beneficiário desse programa?
O Governo tem a função de administrar e tentar alocar das melhores maneiras possíveis nossos recursos, independente do momento. Políticas sociais são eficazes para enfrentar as crises?
A Colômbia se tornou o sexto país da américa latina e do Caribe, onde o aborto até 24 semanas de gestação, não é mais considerado crime. Já aqui no Brasil o aborto é criminalizado, mas em casos onde o feto foi gerado através de estupro ou apresente má formação o procedimento pode ser realizado. Você concordaria em medidas como as tomadas nesses 6 países fossem replicadas aqui?
É direito do cidadão ter saúde, o que é assegurado pela Lei Nº8.080 de 19 de setembro de 1990. Nos últimos anos estudos apontam que o número de pessoas diagnosticadas com depressão aumentou grotescamente. Qual o posicionamento e ações que os municípios podem realizar para tentar amenizar essa situação?
Cada participante pôde expressar suas opiniões, e claro, como se tratou de pontos de vista, não houve erros ou acertos, apenas somas de pensamentos.
Para quem desejar assistir o bate papo na integra, pode visualizar abaixo: