Na manhã desta sexta-feira dia 05 de março aconteceu a segunda sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores(as) de Coronel João Sá. A sessão teve início por volta das 9:40 e tinha como pauta principal a votação do projeto N° 03/2021, que se trata da autorização de crédito para despesas do Consórcio Intermunicipal Do Semiárido Nordeste II (CISAN).
16 municípios fazem parte desse consórcio, sendo eles:
- Antas;
- Adustina;
- Banzaê;
- Cicero Dantas;
- Coronel João Sá;
- Cipó;
- Fátima;
- Heliópolis;
- Itapicuru;
- Nova Soure;
- Novo Triunfo;
- Olindina;
- Paripiranga;
- Ribeira do Amparo;
- Ribeira do Pombal;
- Sitio do Quinto;
Esse consórcio tem como finalidade trazer o desenvolvimento sustentável nas áreas de infraestrutura, agricultura e meio-ambiente.
Antes da apresentação do projeto, o 1° secretário, Raul, leu a ata da segunda sessão ordinária de 2021, você também pode compreender do que se tratou, no link abaixo.
Todos os vereadores(as) concordaram com a ata lida pelo 1° secretario, e posteriormente, a assinaram.
O projeto debatido nesta sexta-feira é do executivo, ao qual autoriza um crédito extra para os gastos gerados pelo consórcio.
Raul leu o parecer do projeto N° 03/2021, onde detalhou de que se trata tudo.

Nas discussões, Juninho de Evani falou do CISAN, que ele trabalha com 16 municípios, e falou também que é necessário e muito importante, além disso, ressaltou uma indicação, da construção da rodovia ligando Coronel João Sá ao Sítio do Quinto.

Katson falou, que há algum tempo, já foram aprovados projetos de saúde e infraestrutura, e com as melhorias das estradas as pessoas conseguirão trafegar com maior facilidade. Falou ainda, da inauguração da policlínica na cidade de Ribeira do Pombal, e de sua importância.

Rômulo disse que, pesquisou sobre esse consórcio, disse que é muito interessante e que vai ajudar o município, além disso, que torce para dar certo. Disse ainda, que espera que tal investimento dê retorno.
E fez a pergunta para a presidenta Marly: qual o retorno esperado para nosso município? Vamos ter um centro dele aqui na cidade?
Katson disse que acredita que o centro é em Banzaê.
Márcia falou que esse consórcio é muito importante, e que é sustentável, falou das roçagens das BA-084 e disse que deseja que ele traga melhoras ainda mais significativas.

Marly respondeu Rômulo, e disse que com esse consórcio o município poderá ter limpezas de tanques para população. Hoje, nossa cidade não conta com uma grande quantidade de maquinário, mas isso poderá mudar. Além disso, a presidenta disse que fica feliz em saber que todos entenderam a importância do consórcio.
Na votação todos votaram sim, ou seja, o projeto foi aprovado com unanimidade.
Nas considerações finais Rômulo perguntou se é um crédito a mais ou o primeiro que o município está pagando. Marly falou que o consórcio já tinha sido aprovado, esse crédito extra é advindo das despesas geradas.
Juninho de Evani falou do bem comum do povo, falou que é favorável ao povo.
Raul afirmou que o projeto vai beneficiar nossa população, e que nosso município não tem maquinas suficientes para dá suporte a toda cidade. E mais uma vez disse que nosso partido é Coronel João Sá.

Marly disse que é importante políticas públicas para facilitar compras de vacinas contra COVID-19 e mencionou a importância de se ter a Deus.
Por fim, Juninho expôs que existem alguns animais soltos na pista, e pediu para a presidenta buscar soluções juntamente ao órgão responsável.