
A história política de Coronel João Sá teve início em 1963 e naquela época já foi possível ter uma mulher como vereadora. Maria firma dos Santos não é natural de Coronel João Sá, mas sim, da cidade sergipana de Simão Dias, distante mais ou menos 90 Km da nossa cidade.
Porém, veio para região que mais tarde seria sediada a nossa atual cidade. Aqui desenvolvia serviços de costura e com agricultura, onde plantava junto com sua família e fazia a comercialização, além disso, também era professora de catequese na igreja local, onde desempenhava um importante papel, ensinando os jovens da época todos os domingos. Como sabemos, nesse tempo a educação era muito difícil, então, tal ação com certeza teve muita relevância.
Quando Coronel João Sá estava próximo de ser emancipado, José de Justino juntou algumas pessoas conhecidas na região, para fazerem parte da possível primeira legislatura, e Maria firma era uma dessas pessoas. Houveram as eleições e ela ganhou, sendo assim a primeira vereadora da cidade de Coronel João Sá. Mesmo com o mandato, os papéis sociais e econômicos que ela realizava na nossa região continuaram sendo feitos, visto que, a primeira legislação não tinha salário, com isso era necessário que todos os vereadores continuassem desenvolvendo seus papéis anteriores, ou seja, realizando suas respectivas profissões. E dessa maneira, tendo possibilidades de sustentar suas famílias.
Maria firma dos Santos era uma mulher muito instruída para época, sabia ler e escrever, dádiva de poucas pessoas da fase. Durante sua vida, teve 5 filhos, onde 4 eram mulheres e 1 era homem. Em suas palavras a nossa entrevistada que é neta de Maria firma, Maria Raildes dos Santos Pereira, nos contou que a sua mãe, filha de Maria Firma, faleceu e quem tomou conta, cuidou, e sustentou todos os seus irmãos foi a própria avó. Ela relembra que sua avó era uma pessoa muito boa, ajudava as pessoas e nunca deixou de estender a mão.
Uma de suas filhas, Josefa Maria Dias também foi entrevistada, porém devido as marcas do tempo, conseguimos extrair uma quantidade mínima de informações, mas informações muito valiosas, já que ela disse que sua mãe era uma pessoa muito inteligente e buscava sempre fazer o melhor para o próximo.
Maria Firma faleceu na cidade de Aracaju-SE e antes disso, passou 12 anos de cama. Ela ficou paralítica. A sua residência na nossa cidade era localizada no bairro Sanharol.
Base de informações – Maria Raildes Dos Santos Pereira(neta)
Idealização – Marly do Sindicato
Equipe de redação:
Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro
Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro
Texto – Genisson Pinheiro