
Maria da Conceição Carvalho Santa Rosa nasceu no ano de 1943. Estudou até a 4ª série, sua terra natal era Paripiranga. Maria trabalhava como doméstica e lavradora antes de exercer a profissão de vereadora, sua grande motivação para entrar na política foi a pedido da comunidade que viam nela o espirito de liderança e honestidade, trabalhando visando os mais necessitados.
Dona Maria se espelhou nela mesmo, seu espirito forte e honesto era o que a população precisava para trilhar seus caminhos. Depois que sua carreira política acabou, Maria se tornou mais conhecida, e mesmo assim quando acabou seu mandato seu espirito político continuava forte, abraçando sempre a comunidade com muita atenção. Um dos grandes influenciadores que a ajudou a entrar na vida politica foi seu esposo Anacleto, pois o mesmo fazia a sua campanha. Foi eleita duas vezes, na Câmara ela só representava, ou seja, o desejo maior por politica vinha de seu esposo, ele era quem recebia todos os pedidos da população e levava os eleitores até o gestor quando necessário.
A campanha era arcada com seus próprios recursos, nem sempre era atendido pelo gestor, a comunidade era muito carente e precisava dos políticos para suprir seus desejos, principalmente quando se tratava de saúde
Dona Maria era muito acessível ao povo assim foi relatado, ‘’ que era uma mulher popular e conhecida em toda região’’ Dona Maria morreu no ano 2019. O porquê de sua morte não foi relatado.
Idealização – Marly do Sindicato
Equipe de redação:
Texto – Alison Costa
Correção de Texto – Genisson Pinheiro