
Manoel Saturnino Filho nasceu em 03 de agosto de 1952 na Fazenda Nova, que fica próximo ao Povoado Queimada do Milho, foi casado teve onze filhos. Manoel é conhecido por Goisinho em nosso município, filho do senhor Manoel Saturnino dos Santos e Dijalmira Dos Santos.
Manoel estudou até a quinta série e sempre trabalhou na agricultura para sustentar sua família. Um dia decidiu entrar na política, seu pai sempre aconselhava para ele não entrar nessa vida, por saber que seria muito difícil e cobrado, por desobediência ele se candidatou e ganhou, ele conta que naquela época havia perseguições entre os políticos, e isso foi um dos motivos para seguir em frente, ou seja, ele sempre acreditou em uma cidade melhor com bom desenvolvimento.
Para tentar acabar com tudo aquilo que estava acontecendo no momento, ele costumava fretar os carros da oposição, afim de tentar apaziguar as constantes perseguições, mas era praticamente sem êxito.
Quem estava concorrendo ao pleito eleitoral era Zé de Justino e Lié, e o partido no qual Goisinho fazia parte sempre perdeu, sempre teve boas ideias, mas nunca foi concedido, ou seja, os projetos no qual ele queria, nunca foram aprovados, com exceção de um, porque ele colocou advogado, que era para os guardas municipais não andarem armados, por eles não terem capacitação adequada para usarem.
Ele conta que sempre teve admiração por Adelmo e Zé de Justino, por serem prefeitos humildes com as pessoas, a parte boa é que ele agradece a Deus por estar vivo e contando essa história e também ter adquirido muitas amizades que tem até hoje.
Base de informações – Manoel Saturnino Filho
Idealização – Marly do Sindicato
Equipe de redação:
Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro
Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro
Texto – Catiane Matos
Correção de Texto – Genisson Pinheiro