
José Francisco da Costa, conhecido por Zé Donana nasceu no dia 02 de maio de 1955 na Fazenda Boa Sorte, no município de Coronel João Sá, filho de Antônio Francisco da Costa e Igraça Alta Dias.
Casado teve duas filhas, o estudo naquela época era muito pouco, mas com muito esforço ele aprendeu a escrever, antes de ser vereador ele trabalhava na agricultura e pecuária, nesse período plantava pouco e criava poucos animais, pois as condições eram mais difíceis, certo dia Zé de Justino apareceu na casa do seu pai, para decidir entre um dos dois, quem seria o candidato a vereador.
Desde aquele momento seu pai decidiu que seria ele, eles sempre foram muito unidos, naquele tempo os projetos eram muito difíceis de se aprovar, devido à falta de estudo e de conhecimento de alguns vereadores, que se faziam presentes diante da população, e claro, da falta de recursos, mesmo com tantas dificuldades que se encontravam no momento, os vereadores passaram a receber salário.
Ele foi eleito e diz que os votos que conseguiu foi através do seu pai, outros de amizades que ele tinha, e isso foi responsável por ele ganhar em segundo lugar, entre uns e outros motivos, o mesmo diz não ter gostado da vida pública, no qual, as pessoas cobravam muito, pensou em renunciar ao cargo, mas seu pai sempre o aconselhou a deixar a terminar o mandato, então decidiu ficar até o fim do seu mandato. E por fim, fala que é muito grato ao povo que o ajudou.
Base de informações – José Francisco da Costa
Idealização – Marly do Sindicato
Equipe de redação:
Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro
Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro
Texto – Catiane Matos
Correção de Texto – Genisson Pinheiro