
Dentre os oito vereadores(as) eleitos na primeira legislação de Coronel João Sá, que aconteceu de 1963 a 1966 está José Florêncio dos Santos. Floro Rozendo como era popularmente conhecido, morava no Povoado Fazenda Nova, em Coronel João Sá, sempre foi muito querido pela população e era uma pessoa de boa índole, costumava ser amigo de todos.
Ele era filho de José Rozendo dos Santos e Joana Maria de Jesus, a família dele inteira tinha estudado, e apenas Floro Rozendo não, mas isso não quer dizer que o mesmo não foi buscar instrução, ele aprendeu a ler e a escrever e fazia isso muito bem.
Durante sua vida, desenvolveu serviços de carpintaria, onde produzia peças de madeira para vender para população da região daquela época. Como podemos perceber, a principal atividade dele não era agricultura, tarefa essa, feita por diversas pessoas do período.
Quando a fase de emancipação chegou, e Coronel João Sá estava prestes a deixar de ser povoado de Jeremoabo-BA, Zé de Justino convidou algumas pessoas para participarem, e Floro Rozendo era um desses escolhidos. Quando as eleições chegaram, ele foi eleito com 12 votos, naquela época, a votação não era obrigatória e também, a população local era bem menor. Sempre foi uma pessoa que buscava ajudar os outros, principalmente, a população rural.
Depois de eleito, sua notoriedade aumentou de forma expressiva, ele já era conhecido de muita gente, mas posteriormente ao período eleitoral, esse reconhecimento aumentou bastante. Talvez devido a forma como Floro Rozendo tratava e facilitava às coisas para todos os cidadãos e cidadãs.
José Florêncio dos Santos não terminou os seus dias com a mesma mulher que esteve ao seu lado na época política, ele terminou o casamento e casou-se novamente.
Depois do novo matrimônio, acabou deixando sua terra natal, Coronel João Sá, e partindo para o Paraná, onde passou uma longa temporada. Ele voltou para Bahia, mas não para sua terra de origem, já que, passou seus últimos dias, morando em Salvador, e faleceu nessa cidade em 2004. Coincidentemente, no mesmo dia em que sua neta, nascia.
Base de informações – Justiniano Vieira dos Santos(filho)
Idealização – Marly do Sindicato
Equipe de redação:
Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro
Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro
Texto – Genisson Pinheiro