José de Justino dos Santos

Zé de Justino

No ano de 1963 escrevíamos uma nova história para nossa cidade, com o desmembramento de Jeremoabo, Coronel João Sá passou a ser emancipada e agora, seus cidadãos passavam a trilhar seus caminhos, uma terra com grandes riquezas naturais, tendo a extração de paralelepípedos como sua principal matéria prima, terra de gente guerreira e trabalhadora.

José de Justino dos Santos, foi o primeiro prefeito deste município, conhecido por todos como Zé de Justino, não viu empecilho quando decidiu se lançar na carreira politica, por ser um homem conhecido, com muitas amizades, e com o desejo enorme de desenvolvimento para sua terra e seus conterrâneos, recebeu um convite de Paulo de André, para ser vereador, porém Zé de Justino almejava mesmo era ser prefeito, sonho esse concretizado e marcado por 4 mandatos.

Filho do Sr. Justino Rozendo dos Santos e Maria Madalena dos Santos, José nasceu no dia 02 de janeiro de 1925 na Fazenda Nova, povoado do nosso município, não teve escolaridade, nada que o impedisse de escolher e trilhar seu destino. Ainda jovem, veio com seus pais para a sede, foi aqui onde conheceu Maria Nalva dos Santos, casou com ela e juntos tiveram 11 filhos.

Mesmo depois de cumprir seus mandatos, Zé de Justino continuou na vida política de forma indireta, indicando amigos a cargos como vereador e prefeito, como fez com Zé de Demócrito, Toinho da Veneza e também seu filho, José Adelmo, ambos eleitos prefeitos do nosso município com total indicação de Zé de Justino. Como o desenvolvimento do município era seu principal foco, vale ressaltar importantes obras feitas no seu mandato, o mercado municipal, calçamento de ruas, principal ponte da cidade, localizada entre a cidade e o bairro Sanharol, vale lembrar, que naquele período o cargo de vereador ainda não tinha suas remunerações e os recursos eram muito poucos, coisa que também não impediu o desejo de agregar desenvolvimento nos planos dele para com nossa terra. Não podemos falar da história politica de nosso município sem citar ou lembrar-se de seu fundador e grande marco dessa terra, vulgo Zé de Justino que cumpriu sua sentença aqui na terra e nos deixou no ano de 2009.

Base de informações – José Dalmo dos Santos

Idealização – Marly do Sindicato

Equipe de redação:

Entrevista – Catiane Matos e Genisson Pinheiro

Texto – Catiane

Correção de Texto – Beatriz Oliveira e Genisson Pinheiro