Antônio Gomes dos Santos

Antônio Gomes dos Santos
Antônio Gomes dos Santos

No dia 09 de setembro de 1926 nascia Antônio Gomes dos Santos, que mais tarde viria a ser vereador da Cidade de Coronel João Sá. Ele nasceu na Fazenda Casinha, na época próxima de onde hoje é localizado o povoado Queimada do Milho.

Sua infância foi bem simples e dignificada com muito trabalho, sua principal atividade era a agricultura, tarefa essa que era uma das mais realizadas da época. Inclusive, nos dias atuais uma expressiva parte da população Joãosaense faz dessa área, a sua principal fonte de renda. Isso mostra que nosso povo está seguindo nossas raízes.

            Quando Coronel João Sá foi emancipada, Antônio Gomes recebeu o incentivo de Lié, para que entrasse para vida política. Essa com certeza pode parecer uma escolha difícil, visto que, naquele período, não havia salário para vereadores(as), mas para Antônio, isso não era um empecilho, já que, seu foco era ajudar às pessoas de todas as formas que lhe fossem possíveis.

            As eleições vieram e Antônio Gomes foi eleito, ele continuou morando no mesmo povoado, e sempre vinha para Coronel João Sá nos dias das sessões para fazer jus ao seu cargo. Sempre foi bastante prestativo e ouvia muito o povo, ele sempre foi defensor dos moradores do campo e buscava fomentar o comércio rural, como venda de grãos, de gado, ovelhas e etc….

            Dentre as várias contribuições para nossa cidade, está uma que até hoje é muito reconhecida, trata-se da Ponte do Sanharol, que dá passagem pelo Rio Do Peixe para o Bairro do Sanharol. Como já mencionado, os vereadores(as) não eram remunerados por seus serviços, e isso tornava essencial a existência de outras atividades para sanar as necessidades de suas famílias. Por esse motivo, Antônio Gomes sempre continuou produzindo grãos para a comercialização.

            Mesmo sendo um homem simples e de boa índole, o seu terceiro mandado infelizmente acabou de uma forma inesperada, e até hoje o próprio Antônio Gomes busca explicações para entender a história que se segue:

            Como Antônio Gomes sempre morou na zona rural, e naquela época não existiam as facilidades na comunicação presentes nos dias atuais, ele sempre pedia para que avisassem quando fosse haver uma nova sessão com os vereadores(as).

            Suspeitando de que algo parecia estar fora do normal, e recebendo uma informação que acabou o deixando mais ciente disso ainda, em um dia de 15 de novembro, ele se deslocou da sua morada até Coronel João Sá para entender o motivo de uma sessão meia noite. Ele seguiu a cavalo, e quando chegou no lugar marcado para tal reunião, avistou os outros vereadores(as) do município.

            Antônio Gomes ficou observando o movimento até que se teve fim. Ele voltou para sua residência e no outro dia retornou para à cidade para buscar esclarecimento. E ao receber as informações, descobriu que não tinha sido uma sessão, mas sim, 5, e o intuito de tudo isso, era a retirada do próprio Antônio Gomes do cargo de vereador.

            Ele ficou desnorteado e sem entender as razões que levaram seus colegas e amigos de profissão a realizarem um ato como esse. Porém, as reuniões foram feitas em um dia de feriado, e com o auxílio de um advogado, a retirada de Antônio não foi concretizada.

            Mas o impacto foi muito grande na vida desse ex-vereador, a tristeza foi imensurável, e com isso, Antônio Gomes acabou vendendo suas propriedades da região e indo morar em Carira.  Hoje, já com 93 anos, ele ainda vive próximo à cidade de Carira, mais propriamente dito, no Povoado Descoberto. E mesmo depois de tantos anos, as lembranças desse momento ainda acabam o perturbando.

OBS: Na data da entrevista, ele se encontrava vivo, porém, no dia 22 de julho, acabou falecendo.

Base de informações – Gervasia Maria dos Santos Costa (Irmã)

Idealização – Marly do Sindicato

Equipe de redação:

Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro

Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro

Texto – Genisson Pinheiro