
José Ribeiro de Souza, que é mais conhecido por Zé de Zelito, nasceu no dia 28 de maio de 1958 na cidade de Coronel João Sá, ao longo de sua vida, teve 9 filhos. Seus pais, José Ribeiro da Silva e sua mãe, Elizete Ramos de Souza Silva, sempre fizeram o máximo para criar ele e seus irmãos.
De família simples e humilde, estudou até a oitava série, e sempre em escolas públicas do nosso município. Passou uma boa parte de sua infância trabalhando em São Paulo e em Aracaju como taxista, depois começou a trabalhar no Banco do Banese em Sergipe. Zé de Zelito sempre com bons objetivos em ajudar o próximo, tinha um sonho, de ser vereador por apenas uma vez. Em sua correria do dia a dia, para trabalhar, em uma de suas viagens de Sergipe para Bahia e por coincidência do destino, ele recebeu o convite de Zé de Justino para trabalhar em Coronel João Sá, na área da saúde pois se fazia necessário, já que ele tinha seu próprio transporte e conhecimento para levar as pessoas que necessitavam, para viajar para fazer seus exames em outras cidades.
Naquela época, o prefeito era Toinho da Veneza, por já conhecer o trabalho Zé de Zelito e o carinho que ele tinha com as pessoas e o respeito com toda sociedade, Toinho da Veneza decidiu convidar Zé de Zelito para ser vereador do nosso município, ele foi eleito pelo povo por três mandatos, assim que ganhou deu como prioridade e viu a necessidade em se ter no momento uma lavanderia pública, para que as pessoas pudessem lavar suas roupas.
Sempre defendia a área da saúde e esporte da nossa cidade, e se espelhou em seu pai, por ser um homem de respeito, de caráter e honesto com as pessoas. Zé de Zelito teve grande admiração por alguns vereadores daquele tempo, como Joãosinho Moraes, e Tônico.
Ele gostou muito de ter passado por essa experiência, e diz que sempre gostou de trabalhar com pessoas, além disso, buscou socorrer a população no que necessitassem. Ele conta que adquiriu experiência e conhecimento e até hoje é grato a Deus, a sua família e seus amigos, além dos políticos que o apoiaram.
Base de informações – José Ribeiro de Souza
Idealização – Marly do Sindicato
Equipe de redação:
Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro
Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro
Texto – Catiane Matos
Correção de Texto – Genisson Pinheiro