José Antônio de Carvalho

José Antônio de Carvalho

O Povoado Gasparino fica a mais ou menos 16KM de Coronel João Sá, e recebe esse nome devido a um poço que se tem no Rio Vaza Barris, mas nosso foco é um cidadão que cooperou muito para o avanço dessa localidade.

José Antônio de Carvalho que é filho do também ex-político Antônio José de Carvalho, e também residente da localidade mencionada acima, foi um cidadão de muita relevância para o Gasparino.

No dia 27 setembro de 1947 nascia o popularmente conhecido, Riquinho. Como muitos dessa época, ele não sabia ler e escrever, mas com algum esforço, conseguiu aprender a escrever seu nome ne sua casa mesmo. Em sua vida, ele trabalhou muito na roça, fazendo a plantação e comercialização de alguns grãos, como milho, feijão, além de algodão. Por ser filho de político, as pessoas sempre o procuravam para tentar resolver alguns problemas, e isso, mesmo antes de ser vereador. Riquinho sempre tentou ajudar todos com todo o carinho e atenção possível. Por várias vezes, foi necessário se deslocar do povoado para cidade em busca de carros para ajudar alguma pessoa, principalmente, carros de saúde. Ele já fez essa viagem de cavalo e bicicleta, mas fazia o máximo para atender a população. Em sua entrevista, ele contou que já chegou a carregar em seus braços crianças com a febre tifo, e mesmo em alto contato, nunca foi contagiado.

Quando foi eleito para legislatura de 1989 a 1992 suas primeiras indicações já mudariam de forma muito impactante o povoado Gasparino, seus projetos foram para que houvesse o alçamento do Gasparino inteiro, construção do muro do cemitério, instalação de repetidora de antena além da solicitação para construção de um Correio no povoado. Seus principais incentivadores foram Raimundo e Daniel. Riquinho, fazia questão de gastar boa parte do seu salário com a população, ele disse que “tinha prazer em gastar com o povo o que o povo me deu”.

Durante seu mandado, não houveram mudanças muito impactantes, visto que, ele sempre ajudava a população, as portas de sua casa já eram abertas 24h antes mesmo de ser vereador, então continuou da mesma forma depois da vitória nas eleições, só que a sua participação foi mais intensificada.

Mesmo depois de sair da vida de vereador, ele não deixou a política de lado, sempre continuou apoiando e indicando pessoas para esse cargo, como por exemplo, o ex-vereador Renatão e também seu filho, Raul de Renatão.

Por fim, ele disse que sempre foi muito, muito prestativo e só vai deixar de ser comunicativo quando falecer.

Base de informações – José Antônio de Carvalho

Idealização – Marly do Sindicato

Equipe de redação:

Entrevista – Beatriz Benevides & Genisson Pinheiro

Texto – Genisson Pinheiro

Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro