
No dia 25/08/1924 nascia uma das personalidades mais conhecidas de Coronel João Sá, o eternamente conhecido, Antônio José dos Santos. Em sua história, Toinho da Veneza (como era popularmente conhecido), foi vereador, prefeito e muito amigo do povo de nossa cidade.
Toinho da Veneza nasceu na época do Cangaço, onde os seus pais saíram do povoado Veneza para a cidade, afim de conseguirem ficar mais seguros dos ataques dessas pessoas. Não apenas Toinho, como praticamente toda sua família desenvolviam serviços de agricultura naquele período, ele nunca estudou em escolas, tudo que aprendeu foi graças ao seu esforço pessoal em sua própria casa, aliás, como sabemos, naquela data, o ensino era muito complicado e poucas pessoas tiveram a oportunidade de estudar, mas ele conseguiu aprender a ler e escrever, o que já era consideravelmente revolucionador para o tempo.
Com o passar dos anos, por ser uma pessoa muito conhecida e amigo de todos, seus amigos, familiares e Zé de Justino, que além de prefeito da época, era também primo carnal de Toinho, fez o convite para ele concorrer ao pelito eleitoral, para ser vereador. No ano de 1962 ele se permitiu participar da votação popular e saiu vencedor.
Naquele período, os vereadores não ganhavam salário para exercerem suas funções, era tudo em prol do município, isso tornava necessário que todos os membros do poder legislativos continuassem fazendo outras atividades econômicas para poderem se sustentar.
Durante seus mandatos seu principal foco foi cooperar para a educação do município, onde ajudou na construção de várias escolas, isso porque o ensino era muito remoto, então, Toinho viu a necessidade de fomentar a área de educação. Além disso, ajudou muito para trazer o Correio para nosso município e na criação do prédio da atual Câmara Municipal de Vereadores de Coronel João Sá.
No ano de 1966, Toinho da Veneza ganhou para prefeito de Coronel João Sá, e pôde ajudar nossa cidade com uma outra visão, não mais como vereador.
Antônio José dos Santos faleceu no dia 25/01/2017, mas deixou um grande legado de trabalho, honestidade e dignidade.
Base de informações – Alfredo Rozendo de Neto e Profª. Vaninha
Idealização – Marly do Sindicato
Equipe de redação:
Entrevista – Catiane Matos & Anderson Souza
Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro
Texto base – Catiane Matos
Texto – Genisson Pinheiro