Leandro Pereira Neto

Como já sabemos, a primeira legislação de Coronel João Sá, foi de 1963 a 1966, e algo que poucas pessoas sabiam é de que essas primeiras legislações não eram remuneradas, mas mesmo assim, algumas pessoas tomaram a frente da população. Um exemplo é Leandro Pereira Neto, popularmente conhecido como Nininho Leandro.

Nininho Leandro nasceu em Coronel João Sá, mais especificamente falando, na Fazenda Limpos, onde hoje é localizado o povoado Queimada do Milho.

 Leandro Pereira nasceu em 7 de março de 1928, e embora tenha estudado muito, não possui uma série especificada, já que naquela época os estudos eram diferentes e em muito poucas vezes eram separados por série ou ano. Porém, Nininho Leandro, conseguiu uma boa educação, sempre gostou muito de ler e escrever e por isso quando Coronel João Sá foi emancipado ele se viu na obrigação de ser um dos candidatos a vereador, já que com seus conhecimentos ele poderia agregar muito ao novo município. Nininho estudou tanto aqui em nossa cidade, quanto em Paripiranga-Ba.

Isso mostra que mesmo com diversas dificuldades, ele conseguiu contornar o problema e buscar a sua própria educação, e, além disso, fez com que, a sua instrução fosse capaz de ajudar o município inteiro.

 Mas antes de falar sobre sua vida política, vamos desvendar quem já era Leandro Pereira Neto. Ele era agricultor, ou seja, plantava milho e feijão na região e negociava com esses grãos, além disso, ele também trabalhava com negociações de gado, onde se deslocava sempre para Itabaiana-SE, e lá fazia a comercialização dos animais. 

Homem de boa índole e muito humilde, sempre gostou muito de ajudar as pessoas e prezar pela união, detestava desacordos, e claro, como podemos perceber, sempre foi muito esforçado e trabalhador.

Quando Coronel João Sá se emancipou, Leandro Pereira se espelhou em Zé de Justino e Zé de Demócrito, ou seja, eles serviram de expiração e o incentivaram para se candidatar. Porém, não eram apenas eles dois que desejavam ver Nininho Leandro no cargo de vereador, já que, muitos cidadãos sempre comentavam que votariam em Nininho caso ele se candidatasse, e foi isso que aconteceu.  Sem pedir nenhum voto, apenas contando com a esperança de prosperidade do povo da então nova cidade, Nininho Leandro foi eleito.

Como os vereadores desse período não recebiam dinheiro por seus trabalhos, era necessário continuar exercendo as mesmas atividades que eram feitas antes da legislação, e foi isso que Leandro Pereira fez, continuou comercializando gado com o estado de Sergipe e fazendo suas plantações.

                No final do seu mandato, outros membros da família lhe pediram para se candidatarem em seu lugar, ele atendeu esse pedido, achando que estaria dando a oportunidade para outra pessoa poder trabalhar e desenvolver a cidade, porém, nenhum de seus parentes chegou a ganhar, até que um tempo depois, Nininho Leandro se candidata novamente, mas as estratégias de campanha já tinham sofrido muitas mudanças, e o resultado disso, foi sua derrota eleitoral. Anos mais tarde, iria se candidatar mais uma vez, porém, parou próximo às margens de um açude de sua propriedade e refletiu com Deus, pedindo-lhe que mandasse um sinal para que soubesse se deveria ou não dar continuidade à sua campanha.

Mas por fim, ele disse que, “Deus tocou na minha mente para que eu não quisesse ser candidato, porque nesse meio tem muita falsidade e eu não quero ser falso com ninguém”

Base de informações – Leandro Pereira Neto

Idealização – Marly do Sindicato

Equipe de redação:

Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro

Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro

Texto – Genisson Pinheiro