José Pereira de Andrade

Fazendeiro, juiz de paz, político. Essas eram as principais atividades de um dos homens mais conhecidos de Coronel João Sá. José Pereira de Andrade nasceu em 26 de setembro de 1917, onde 46 anos mais tarde, seria Coronel João Sá.

Provavelmente, muitas pessoas não o conhecem por esse nome, mas sim por Zé Demócrito. Para entendermos sua história política, precisamos entender quem era esse cidadão. Seu pai era da cidade de Itabaiana-SE e sua mãe era desta região.

O avô paterno de Zé Demócrito, não queria que seus filhos se relacionassem com pessoas da Bahia, isso para ele, era apenas para que não houvesse essa mistura de regiões. Porém, o pai de José Pereira de Andrade acabou tendo um relacionamento com uma mulher deste antigo povoado. Como resultado, ele acabou abandonando sua cidade natal, que era em Sergipe e vindo morar de vez por essas terras.

Zé Demócrito sabia ler e escrever, diferente de muitas pessoas daquele tempo, tudo isso advindo das grandes dificuldades do período, fazendo com que, diversos cidadãos não conseguissem uma boa instrução. Ele era sempre muito procurado para fazer contas de tarefas, que na verdade, esse é um cálculo bem regional.

Antes de ser político, Zé Demócrito já era juiz de paz, que é uma pessoa responsável por analisar casos e ajudar as partes a entrarem em conformidade. E exercendo essa profissão, certa vez se deparou com um caso muito fora do normal. Como já é do conhecimento de muitas pessoas, naquela época, não havia a separação dos terrenos, ou seja, os donos não tinham suas terras cercadas, e isso pode complicar a divisão, já que, não se há uma delimitação exata. Alguns proprietários de terras, não entraram em acordo e isso acabou gerando uma briga muito grande, porém, Zé Demócrito conseguiu resolver essa situação.

E além disso, antes de ser juiz de paz, ele já era fazendeiro. Cuidava das suas próprias terras, terras essas onde plantava grãos e criava gado, essa era sua principal fonte de renda, sempre muito amigo do povo, prestativo, Zé de Justino chamou ele para entrar na vida política, e ele aceitou, outra pessoa que também o incentivou foi Gabriel, ex residente da cidade de Paripiranga. Primeiramente, entrou como vereador, onde foi eleito na primeira legislação que aconteceu de 1963 a 1966. O fato dele ser vereador não mudou seus hábitos profissionais, ele continuou sendo fazendeiro e conseguindo sua renda.

No ano de 1967, Zé Demócrito foi eleito prefeito de Coronel João Sá, e então, desempenhou um excelente trabalho. Em uma de suas primeiras conquistas para cidade, está o calçamento de onde hoje é a Praça ACM. Naquela área, tinha um riacho, e quando chovia, a travessia só era possível com o auxílio de uma tábua, onde ela era colocada para que as pessoas passassem por cima e assim, conseguiam passar para o outro lado.

Outra obra muito importante, foi a construção do antigo mercado da carne, dessa maneira, a comercialização das carnes era feita de uma forma melhor, em um ambiente coberto. Mas sua contribuição para nossa cidade não acaba por aí, ele também foi o responsável por trazer a agência do Banco do Brasil para este município, construiu também, a prefeitura no local que conhecemos hoje em dia e realizou a construção de vários colégios na região.

Como tinha um coração bondoso, as vezes quando chegavam algumas pessoas doentes, ele acolhia na própria casa até que os cuidados médicos fossem tomados. Zé Demócrito partiu em 15 de agosto de 2004, mas até hoje é lembrado por muitas pessoas. Em sua mensagem de óbito, está escrito:

“Teu espaço jamais será ocupado.

Tua ausência jamais será preenchida.

Por nós sempre serás amado.

Estarás gravado em nossas recordações.

Sempre sorridente e amigo.

Com tua energia contagiante.

Sempre carinhoso…”

Base de informações – Josefa Saturnina de Andrade(filha)

Idealização – Marly do Sindicato

Equipe de redação:

Entrevista – Catiane Matos & Genisson Pinheiro

Edição de Vídeo – Genisson Pinheiro

Texto – Genisson Pinheiro