Higino José de Santana

Higino José de Santana

Higino José De Santana, ou como toda a população conhecia, Gino, era um homem muito humilde e que ajudou nossa a cidade a se desvincular de Jeremoabo-BA e se emancipar como Coronel João Sá.

Mas é importante conhecermos todas as raízes desse cidadão, para que seja possível saber de verdade tudo sobre o mesmo. Gino nasceu em 03/01/1921 onde hoje é localizado o povoado Lagoa dos Currais, ou seja, ele é natural da nossa região, talvez isso explique os esforços que fez para emancipar esta cidade.

Durante sua vida, constituiu família e teve 9 filhos. Antes da emancipação política desta região, Gino trabalhava como fiscal de renda para o distrito de Iguaba. Bebedouro passou a ser Iguaba, mas mesmo assim, a evolução parecia muito distante, com isso, começaram a formular as maneiras para emancipar este lugar, e Higino José De Santana foi sem sombra de dúvidas uma das pessoas mais envolvida na causa. O que mostra que mesmo antes de ser vereador ele já lutava por ideias do povo.

 Ainda antes da emancipação, buscou um motor a diesel para iluminar algumas ruas do povoado, e assim, ajudar na trafegabilidade noturna de tais ruas até as 21 horas. Além disso, ele ajudava as pessoas mais carentes vendendo cestas básicas e dando o prazo escolhido pelo cliente para poder receber pela mercadoria.

As eleições chegaram e Gino foi eleito, já no cargo de vereador, ele ajudou a aprovar a construção da primeira ponte que liga Coronel João Sá ao Sanharol, e que, dá passagem para diversos outros povoados. Outro projeto que ajudou a aprovar, foi o da construção da prefeitura onde ela é localizada hoje.  Como podemos perceber, grandes obras que são por toda população conhecidas, possuem raízes muito antigas e desconhecidas por muita gente até então. Ele era afilhado de Coronel João Sá, e por isso, o tinha como um grande inspirador político. Como as primeiras legislações foram iniciadas praticamente juntas com o período de intervenção militar, houve um decreto que fazia com que os vereadores não ganhassem salário.

Sempre ajudou muito o povo e era bastante próximo dos cidadãos, o que foi aumentando gradativamente ao longo da sua vida.

Higino José De Santana morreu em 10/05/2005, mas com certeza suas bem feitorias e suas histórias serão lembradas para sempre.

Base de informações – José Silvano De Santana(filho)

Idealização – Marly do Sindicato

Equipe de redação:

Entrevista – Catiane Matos

Texto – Genisson Pinheiro